UNIVERSIDADE
FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
FACULDADE
DE LETRAS
DEPARTAMENTO
DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA
PROF.
Érika Cristine Ilogti de Sá
Exercícios
para as turmas de Introdução à Filologia Românica
A partir da leitura dos textos Elementos de
Filologia Românica,
de Bruno Bassetto, Orígenes de las
lenguas neolatinas, de Carlo Tagliavini e Geolinguística: tradição e modernidade, de Suzana Alice Cardoso,
responda as questões que se seguem e entregue à professora Érika, semana que
vem, no dia de sua aula.
1- Em relação ao corpus utilizado, qual a maior diferença
entre a geografia linguística e o método histórico-comparativo?
2- Qual o objetivo da Geografia
Linguística?
3- Explique como os questionários da
geografia linguística são confeccionados e realizados.
4- A partir da Geografia Linguística
é possivel traças isoglossas e caracterizar claramente os dialetos locais?
Explique.
5- Como a Geografia Linguística
identificou problemas antes ignorados pelos neogramáticos? Que problemas são
esses?
6- Há três gerações de atlas.
Identifique suas principais características.
7- Explique
a relação entre o estudo da língua viva com o trabalho da Geografia
Linguística.
8- Por que
podemos dizer que há um papel político-social diretamente envolvido no trabalho
dos pesquisadores na área da Geografia Linguística?